9Ano – Teste Intermédio Matemática (12 abril 2013)

Posted: 12/04/2013 by pr1979 in 3º Ciclo, 9Ano, Matemática
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Teste Intermédio de Matemática – 9º ano – 12 de abril de 2013

Enunciado  –  Versão 1  |  Versão 2
Critérios de Classificação  –  Versão 1  |  Versão 2

Nota: podes verificar as soluções consultando os critérios de classificação.

Soluções / Proposta de resolução – brevemente…

Resolução do TI em vídeo:  aqui  (Tutorialmat – youtube)  

Comments
  1. Xana diz:

    O teste intermédio infelizmente não me correu muito bem. Não por falta de estudo ou por não poder utilizar calculadora na 2.ª parte, mas sim, porque só tive 30min para a 1ªparte e não consegui fazer dois exercícios, que eram mais de raciocinio. Felizmente a 2ª parte correu bem. Mais uma vez agradeco ao portal math todos os conteudos que nos disponibilizaram.

    • MJ10 diz:

      O teste intermedio corre-me razoavelmente, a 1ªparte tinha exercicios que precisavam de mais tempo para analisar e para resolver, por isso em 2 excs. pus à toa. A 2ª parte correu-me expetacularmente, mas também envolvia muitos exercícios que era preciso pensar um bocado e saber muito de matemática. No geral, acho que vou ter um bom SB muito por culpa da 1ªparte que o ministério devia ter evitado, devido ao escasso tempo para resolver exercícios complexos.

    • André diz:

      Já somos dois!
      Os ex. 3 e 4 não fiz nada por falta de tempo!!!
      Eu pensei que a parte sem calculadora ia ser mais difícil mas foi precisamente o contrário!!

  2. Eva diz:

    A mim o teste também não me correu bem.. pois não estava com tanta atenção como devia estar.. e tive dificuldades em traçar um raciocinio.. além disso tive azar e enganei-me numa conta embora soubesse fazer o exercicio.. de qualquer forma o vosso site foi e é bastante util.. obrigada

  3. 1234 diz:

    achei o teste intermedio muito facil

    • Fernando diz:

      Felizmente, a mim o teste correu muito bem. Tanto a primeira como a segunda parte tinham exercícios trabalhosos que levavam tempo a resolver. No entanto, não só os resolvi a todos como também tive tempo para rever certificar-me de que não me tinha enganado. No geral, penso que terei excelente. Obrigado..

      • ola diz:

        olha dizes isso porque certamente és muito inteligente a matemática ! Mas há pessoas que nao são assim tão bons !

      • David Miguel Morais de Andrade diz:

        @ola, não é propriamente “ser assim tão bom”… É ter a capacidade de raciocinar de forma rápida e eficiente e isso só se treina se tivermos de pensar com pressão. Concursos matemáticos que envolvam um tipo de pressão são recomendáveis: Canguru, Olimpíadas, SuperTMatik, … e até pode-se mesmo no dia a dia praticar o cálculo mental, algo que ajuda na pressão. Mas isso envolve um treino gradual e ele já deveria ter sido feito desde uma jovem idade. Mas mais vale tarde que nunca! 🙂 Aproveita enquanto tens tempo. 😉

  4. Pedro diz:

    Felizmente a mim correu bem. O pior foi a 1º parte só tinha 30 min, consegui resolver os exercícios, mas não tive tempo para os explicar na folha de resposta.

  5. timat diz:

    O teste intermédio correu-me bastante bem, mas sinceramente ainda não percebi como é que o ângulo alfa podia ser 144º, ainda não percebi o raciocínio.
    Se alguém me poder ajudar, agradeço.

    • David Miguel Morais de Andrade diz:

      Repara que ABCDEFGHIJ é um decágono regular (isso vem no enunciado). Cada arco da circunferência formado por vértices consecutivos do decágono mede 360º/10 = 36º. Portanto, aquele ângulo é um ângulo excêntrico aos arcos BA e JC. Repara que BA = 36º e JC = 7×36º = 252º. Assim, a resposta é (BA+JC)/2 = (36+252)/2 = 144 graus, pois aquele ângulo é excêntrico, como já foi dito.

    • pr1979 diz:

      Olá Mariana!
      Poderias também ter usado a fórmula da amplitude de um ângulo interno num polígono regular. Neste caso alfa é um ângulo interno de um decágono regular (n=10) logo a sua amplitude vai ser (10-2)*180/10=144.
      Bom estudo

      • David Miguel Morais de Andrade diz:

        É de ter em atenção que o decágono em causa não é o decágono ABCDEFGHIJ, mas sim um que está contido nesse decágono. 🙂
        Há muitas pessoas a falarem nessa resolução na minha escola, mas poucas é que sabem precisamente de que decágono se refere a resolução do GAVE. 🙂

  6. David Miguel Morais de Andrade diz:

    Eu achei o teste muito fácil, não tive problemas ao resolvê-lo e fiz os exercícios todos bem e na segunda parte ainda sobraram 25 minutos para descontrair e rever por alto as respostas, confirmar se aqueles resultados fariam sentido no contexto dos exercícios. Na primeira parte não me sobrou tempo a mais, mas esse tempo era suficiente para um aluno que resolve tudo resolver efetivamente tudo. Achei mais acessível que o Teste Intermédio do 8º ano de 2012. Esperemos que o Exame vá ao encontro da tipologia do Teste de sexta-feira.

  7. timat diz:

    Obrigado David Miguel Morais de Andrade, agora já percebi porque me deu mal: enganei-me e em vez de adicionar os arcos BA e JC, subtraí-os de maneira que a resposta que obti foi 108º. NÃO SEI COMO FUI FZR ISTO!!!!!!
    Também me sobrou mais ou menos meia hora na segunda parte xD

    • David Miguel Morais de Andrade diz:

      Deixa estar, para a próxima tens mais atenção! 🙂
      Eu quando era mais novo aconteciam-me imenso esses enganos de sinais ou de algarismos, com o tempo verás que esses erros diminuíram com a prática, pois já sabes quando estar mais à alerta para esses erros.

  8. jose David Mota Sousa diz:

    O teste nao foi dos mais dificeis, mas comparado com os de 2010 e 2009 este foi um pouco muito mais dificl xD .

    • David Miguel Morais de Andrade diz:

      Muito fácil também perde a piada, digamos. Não avaliaria de certo modo quem é extremamente bem sucedido nesta disciplina em que existe resultados extremos.

  9. Joana diz:

    N percebi a correção do exercicio 5 da versão 1….ao compararmos com a versão 2 não faz sentidooo!

    • David Miguel Morais de Andrade diz:

      se n for um inteiro par, então a^n = (-a)^n, para a e n não simultaneamente nulos.
      Versão 1 -> (-a)^8 / a^3 = a^8 / a^3 = a^(8-3) = a^5 (C)
      Versão 2 -> (-a)^10 / a^3 = a^10 / a^3 = a^(10-3) = a^7 (B)

      Não entendi a dúvida… É que as versões eram (e quase sempre o são) muito idênticas.

  10. ola diz:

    Eu achei o teste bastante complicado, respetivamente há primeira parte que não tive tempo suficiente para acabar , pois tinha exercícios que exigiam bastante raciocínio e o problema foi esta parte ter menos tempo que a segunda , pois na segunda parte ainda tive tempo de rever , coisa que não aconteceu na primeira !

  11. oi diz:

    só uma pessoa na minha turma teve positiva e foi suuuupeeer baixa.

    • MJ10 diz:

      Na minha turma so houve 4 positivas. Eu tive excelente menos, nem sei como, ainda estou parvo. A primeira parte que me correu tao mal acertei os 3 primeiros exercicios , o 3 nao sei como acertei, e no 4 errei mas fui buscar pontos pel raciocionio, a segunda parte acertei tudo.

      • André diz:

        Ainda não recebi o intermédio (nem quero), mas em duas turmas da minha escola não houve positivas. Vamos lá ver…………………………

  12. oláolá diz:

    eu resolvi mtas fichas e tudo o mais, mas cheguei ao teste e parecia td chines. eu sou aluna de 3, mas pelos vistos o problema nao foi so comigo pois as minhas colegas de 4 e 5 tbm acharam o teste bastante dificil e algumas saíram da sala a chorar. de qualquer forma, a conclusao a que cheguei, é q independemente dos resultados isto serviu para abrirmos a pestana em relaçao ao exame. é isso aí pessoal

  13. AnaONeves diz:

    Eu não sou boa a matemática mas achei o teste fácil. Se eu tivesse tido mais bases o teste tinha-me corrido muito bem.

  14. David Miguel Morais de Andrade diz:

    Tive 100%, já sei a nota dita pela professora! 😀

  15. Luís diz:

    Eu consegui 100%, obrigado portalmath ajudaram muito, continuem!

  16. David Miguel Morais de Andrade diz:

    Houve 4 positivas na minha turma: eu, com 100%, e depois um 76%, um 68% e um 50%. Este teste foi muito equilibrado, apesar de a primeira parte não ser acessível a todos. Mas é como já disse: se fosse acessível a todos, os bons alunos não se distinguiriam dos maus (é necessário haver essa distinção, senão seria injusto para alguns).

    • Bia diz:

      Na minha turma houve 8 alunos com percentagens de 0% a 20% , 1 aluno com percentagem entre 90% e 100% , penso que 8 alunos com positivas a contar com a minha que não deveria ter sido a nota que foi e o restante tudo negativo… A média das percentagens da minha turma foi de quarental e tal por cento, mas poderia ter sido MUITO MELHOR !
      Penso que me correu mal devido a estar muito desconcentrada…
      David Miguel, obrigada pela resolução e explicação do exercício do decágono que eu por distracção só fiz metade do exercício e em muitos outros igual…
      Obrigada PortalMath

      • David Miguel Morais de Andrade diz:

        De nada! Ficas chateada por teres tido positiva, mas digo-te que houve um rapaz da minha turma que ficou extremamente feliz por ter tido 16℅, pois o seu melhor amigo teve 5%. 😮

      • Bia diz:

        Claro que fiquei ! Tirei 60 e tal por cento ! podia ter tirado entre 80% e 100% ! tudo porque tava totalmente distraida ! bem esse teu amigo, é que é 😮

  17. ed diz:

    Este teste foi muito fácil. Na minha escola houve apenas 3 negativas. Espero que o grau de exigência do exame nacional seja idêntico.

  18. Pedro diz:

    Na minha turma só houve 3 positivas …

  19. carolinareal diz:

    alguém me pode explicar como se faz o sistema , a pergunta 9 ? ainda não consegui perceber aquilo , obrigada … é urgente !

  20. carolina4 diz:

    alguém me pode explicar como se faz a pergunta 9 ? Ainda não consegui perceber aquilo … é urgente , obrigada !

  21. João diz:

    Tirei 54% no teste intermedio de mat

    nota de BOSS

    na minha turma houve quem tirasse 74 mas so houve 5 positivas

  22. Mariana Duarte diz:

    Alguém me poderia dizer como resolver o exercício 4 e o 5 da versão 1? Tenho teste de recuperação amanhã e não estou a perceber como fazê-los, agradeço.

    • pr1979 diz:

      Olá!
      Não fizeste a correção do TI na aula?
      Podes encontrar uma resolução em vídeo de todos os exercícios no seguinte link:

      Bom estudo

  23. Pedro diz:

    O teste era muito fácil e felizmente tive 90

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