Matemática e Matemática A: Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares

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Divulgado a 24 de agosto de 2016 

Orientações de Gestão Curricular

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“A adoção do Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico e do Programa e Metas Curriculares de Matemática A do Ensino Secundário suscitou um conjunto de questões e a sinalização de vários problemas por parte das Escolas e dos Professores, pondo em causa a exequibilidade destes documentos.

Os principais problemas sinalizados prendiam-se com a extensão dos Programas (que não potenciavam a consolidação das aprendizagens pelos alunos), com a antecipação de conteúdos e com a inadequação de alguns conteúdos às faixas etárias.

Para dar resposta às inúmeras solicitações dirigidas aos diversos Serviços Centrais do Ministério da Educação, bem como para salvaguardar o interesse dos alunos, foram constituídos o Grupo de Trabalho de Matemática para o Ensino Básico e o Grupo de Trabalho de Matemática para o Ensino Secundário, com vista à produção de orientações de gestão dos documentos curriculares em vigor.

Os Grupos de Trabalho integraram elementos da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), da Associação de Professores de Matemática (APM) e professores de Matemática dos Ensino Básico e Secundário em exercício, coordenados pela Direção-Geral da Educação (DGE).

As Orientações de Gestão Curricular para o Ensino Básico e as Orientações de Gestão Curricular para o Ensino Secundário (disponíveis no site da DGE) visam constituir-se como documentos orientadores para a lecionação das disciplinas de Matemática e Matemática A, e regem-se pelo Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico e pelo Programa e Metas Curriculares de Matemática A do Ensino Secundário, respetivamente. Estes documentos introduzem orientações metodológicas gerais, bem como propostas de flexibilização e gestão de conteúdos, com indicações metodológicas que deverão ser equacionadas pela escola de acordo com o seu contexto.

Estas Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática para o Ensino Básico e as Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática A para o Ensino Secundário mereceram despacho de concordância do Senhor Secretário de Estado da Educação, de 12/08/2016 e 18/08/2016, respetivamente.”

Orientações de Gestão Curricular (documentos disponibilizados):

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Ensino Básico
 – Matemática (1º ao 9º Ano)

Ensino Secundário – Matemática A (10º ao 12º Ano)
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Artigos relacionados:

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Fonte: Direção Geral de Educação

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