Questões-Blog (2010/11)

Questões-Blog

Mais uma novidade…

Periodicamente vais poder encontrar no PortalMath uma nova questão de escolha múltipla para verificares as aprendizagens que já deverás ter efectuado.

Questão-Blog n.º 1


Soluções

Questão-Blog 1

Solução: A opção correcta é 108, porque o 4/37 = 0,108108108108…=0,(108). Obtiveram apenas 32% de respostas certas – vê os resultados acima.

Nota: o período de uma dízima é o menor conjunto de algarismos que se repete infinitamente sempre pela mesma ordem.

Questão-Blog 2

Solução: A opção correcta é -2. Repara na seguinte figura:


Questão-Blog 3

Solução: A opção correcta é a (B).

Questão-Blog 4

Solução:

Questão-Blog 5

Solução: A opção correcta é a (B). Repara que como o depósito é um cilindro “deitado” (as bases estão perpendiculares ao chão), inicialmente a altura da água sobe rapidamente mas vai diminuindo até atingir metade da altura do depósito. Do meio para cima a velocidade de subida da água volta a aumentar. Nota que na fase final a subida é cada vez mais rápida porque é preciso cada vez menor quantidade de água para subir uma certa medida.

Atenção!!! A opção mais votada (até à data), (D), seria a opção correcta se o depósito estivesse na vertical (se as bases do cilindro estivessem paralelas ao chão).

Questão-Blog 6

Solução: (D)

Nota:

Questão-Blog 7

Solução: (B). Nota que de qualquer figura para a seguinte adicionam-se sempre 4 quadrados.

Bom trabalho

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Ola, primeiramente gostava de dar os parabéns ao blogue, muito informativo.
    Queria que me tirassem uma duvida muito importante.
    Queria uma calculadora gráfica para o secundário, mas estou indeciso entre CASIO fx 9860 GII e Texas TI84 Plus ou Silver Edition. Ja procurei muitas informações e fico cada vez mais indeciso.
    A CASIO parece-me a mais rápida a desenhar gráficos ( http://www.youtube.com/watch?v=9TsEgvz5iYc ) mas pelos vistos a Texas tem mais aplicações.Uns dizem que a CASIO é muito mais fácil de realizar cálculos e estes apresentam-se como no papel ou seja numerador sobre denominador ( no caso das fracções ) e o resultado aparece no valor exato ( não sei se estas opções estão disponíveis na TEXAS), mas outros dizem que a Texas é melhor pelo facto de usarmos combinações de teclas

    Podem dar-me uma opinião com o maior numero de informações que me puderem dar? OBRIGADO

    Ps: Adorei mesmo o blog!!

    • Olá!
      Qualquer uma das calculadoras é boa, cada uma tem os seus defeitos e as suas virtudes.
      Se vais para o 10.º ano, o melhor é esperares pela sugestão do teu professor porque se comprares uma diferente da recomendada poderás ter dificuldades em acompanhar as aulas. Os livros já trazem os guiões para as duas marcas e os professores, normalmente, têm o cuidado de explicar os passos para os dois modelos (caso hajam alunos na turma com calculadoras diferentes), mas a aula rende muito mais se todos os alunos tiverem uma calculadora da mesma marca.
      Entre as duas Texas, a Silver Edition tem mais capacidade de memória e mais aplicações, sendo também ligeiramente mais rápida (é a que eu uso).
      Espero ter ajudado.
      Bom trabalho