Secundário – Resultados Exames 2016 – 1F

Posted: 18/07/2016 by pr1979 in Exames, Matemática, Português, Resultados, Secundário, Uncategorized
Tags: , , , , , ,
Resultados Exames 2016 – Secundário – 1ª Fase
.
Resultados Globais

Resultados Exames 2016 1ª Fase Resumo

Resultados Exames 2016 – 1ª Fase – Resumo  (pdf) seta010

.

Distribuições das Classificações por disciplina / tipo de aluno

Resultados Exames 2016 1ª Fase - Matemática A (635)

Resultados Exames 2016 – 1ª Fase – Distribuições por disciplina / tipo de aluno (pdf)   seta010

.
Fonte: Direção-Geral da Educação (Estatísticas) 

(através do link anterior pode consultar os dados relativos a outros anos letivos / ter acesso às bases de dados)

Comunicado do Ministério da Educação (13/07/2016)

“RESULTADOS DOS EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO

Os resultados dos exames finais nacionais do ensino secundário revelam que as disciplinas de Física, Química, Biologia e Geologia registam uma subida de 12 pontos na classificação média, enquanto a disciplina de História regista uma descida de 12 pontos.

Tendo em conta as disciplinas com um número de alunos internos superior a 2500, estas são as comparações estatisticamente mais significativas.

Segundo dados do júri nacional de exames, e à semelhança dos anos anteriores, os alunos internos obtêm classificações mais elevadas do que as alcançadas pelos alunos autopropostos, com exceção da disciplina de Inglês.

As diferenças mais significativas observam-se nas disciplinas de Matemática A, Matemática B e Geometria Descritiva A. Pelo contrário, verifica-se nas disciplinas de Desenho A e de Biologia e Geologia a diferença mais baixa entre os resultados dos alunos internos e dos autopropostos.

Na disciplina de Física e Química A, a taxa de reprovação dos alunos internos no presente ano letivo desceu quatro pontos percentuais; o mesmo sucedeu nas disciplinas de Biologia e Geologia, em três pontos percentuais. Pelo contrário, nas disciplinas de Matemática A e Geometria Descritiva A, este valor subiu quatro e cinco pontos percentuais, respetivamente.

Os exames finais nacionais do ensino secundário foram realizados em 646 escolas do País, bem como nas escolas no estrangeiro com currículo português.

Nesta 1.ª fase dos exames finais nacionais, obrigatória para todos os alunos, foram registadas 352 301 inscrições, tendo sido realizadas 329 887 provas, o que corresponde a cerca de 93,6% das inscrições.

Neste ano letivo houve um aumento de cerca de 10 mil provas realizadas, relativamente ao ano passado.

Entre as 23 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou um maior número de provas realizadas foi a de Português, com 73 354 provas, seguida por Biologia e Geologia, com 49 162 provas, Matemática A, com 46 609 provas, e de Física e Química A, com 45 910 provas.

Na classificação das provas estiveram envolvidos cerca de 7 620 docentes do ensino secundário. Na totalidade das provas dos exames nacionais do ensino secundário, estiveram ainda envolvidos cerca de 10 mil docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das escolas.

Relativamente aos alunos internos, podemos verificar que as médias das classificações dos vários exames são todas iguais ou superiores a 95 pontos.”

Fonte: aqui

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.