4Ano – Prova Final de Português – 7 maio 2013

Posted: 07/05/2013 by pr1979 in 1º Ciclo
Tags: , , , , , ,

4º Ano – Prova Final de Português

7 maio 2013
Enunciado:  Caderno 1  |  Caderno 2 
Critérios:  Critérios

Nota: podes encontrar as soluções consultando os critérios de classificação (ver da página 5 em diante).

Comments
  1. rosa diz:

    Demasiado texto, demasiados números, demasiados pormenores. Tendo em conta a idade das crianças, e o facto de se tratar de um exame, é um texto complicado e exigente. O modo de avaliar também não me parece coisa que dê orgulho a quem o determinou. Demasiado exigente. É só um exame do 4º ano…!

  2. rosa diz:

    Este blogue é de grande utilidade pública e, portanto, a pessoa ou pessoas que o “gerem” estão de parabéns. Há aqui uma enorme quantidade de trabalho “postado” que terá levado bastante tempo a preparar e será de grande ajuda a muita gente. Há que dar valor a isso.
    Parabéns e força!

  3. carolina salgado diz:

    era bastante fácil. só um aluno que não estudou a matéria é que achou o exame super difícil. o texto também era fácil só quem sabe escrever bem e sem erros é que terá o máximo de cotação. agora quem não sabe escrever é que não vai ser nada bom, mas também a professora de turma terá de dar a sua nota e com a nota da professora mais a do exame é que se vai saber se o aluno passa ou se o aluno reprova. mas quem reprovar no primeiro exame terá uma oportunidade que vale 100% para passar de ano um novo exame e claro diferente do primeiro. pois se não era saber a maioria das respostas principalmente as que valem 6, 5, 4….

    • Manuela Lopes diz:

      Se tivesse um filho com deficit de concentração e com hiperatividade, com certeza não escreveria uma barbaridade destas.

      Mais, antes de criticar se eles sabem escrever ou não, deveria ser mais cuidada na sua forma de escrever, pois usa mal a pontuação ou é inexistente.

      No seu ver, é um único teste que carateriza todo o trabalho de um ano letivo.
      Feito sob pressão, com demasiadas folhas e procedimentos técnicos (ao qual não estão habituados no ensino básico), numa escola a que são completamente alheios, muitas outras situações adversas propicias a um ambiente de distração, para não falar de muitas outras condições largamente conhecidas pelo vulgo comum.

      É triste existirem ainda portugueses que concordam com o retroceder da educação em Portugal…

  4. Bea diz:

    Quando saiem os resultados ?

    • Domingos José Silva Esteves diz:

      Quem considerou o exame de Português do 4.º ano fácil, não conhece a forma de pensamento e capacidade das crianças desta faixa etária. Se muitas carolinas, se muitos adolescentes, se muitos “inteligentes”, se muitos diplomados tivessem que fazer o teste, o resultado seria desastroso. Parabéns a todas as crianças do 4.º ano que não desanimaram perante tamanha maldade. São uns herois!

      • Rosa Silva diz:

        Que maldade mesmo! Podiam pelo menos ter começado o exame com o segundo texto, para as criança começarem mais descontraídas! O primeiro texto pode ser muito interessante, mas valha-me deus, mais parecia um teste de estatística com tantos números! Nada a ver com o estilo habitual dos textos que costumam iniciar as provas!!

      • Manuela Lopes diz:

        Concordo plenamente com a sua opinião!
        Provavelmente nem Carolinas responderiam certo á maioria das questões. Faz-me lembrar os exames para os candidatos a diplomatas, a maioria não respondeu corretamente a perguntas de conhecimento geral. Mas certo é que a grande maioria que lá esteve não são “burros” nenhuns, pois tem provas dadas, mesmo a partir do 4º ano do ensino básico.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.