4Ano – Prova Final Matemática (42) – 1ª Fase
21 de maio de 2014
Critérios de classificação | Critérios adaptados
Resolução: Brevemente…..
Nota: as soluções/respostas corretas de cada questão podem ser obtidas consultando os Critérios de Classificação (ver a partir da página 4).
Fonte: http://www.gave.min-edu.pt/np3/557.html
Pois alguns alunos disseram que a prova era fácil porque não têm a mínima consciência dos erros que cometeram. Acho que um aluno “distraído” ou “desconcentrado” ou menos atento como é o caso de demasiados alunos nossos (maioria)… tirará facilmente uma fraca nota – as “rasteiras” eram mais que muitas… na minha opinião. Requeria uma enorme sensibilidade para o cálculo e para as rasteiras… a ver vamos… Quem me dera estar enganada…
Concordo plenamente com o comentário acima inserido. Já tive oportunidade de visualizar a respectiva prova e considero na qualidade de pai com educando que fez a dita prova que a mesma foi feita para “espertalhão ou “sabichão”. A desconfiança é tema e mote nesta prova as ratoeiras são mais que muitas. Coitados dos miúdos com 9/10 anos que tenham maturidade (falta) e inocência de acordo com a classe etária em que estão e não conseguiram ver para lá do TRIÂNGULO ESCALENO entre outras. Felizmente para a minha petiz este ano ainda só contava 30% de um ano escolar. No ano que vem vai ser pior (40%). Pode ser que daqui a uns 5 anos já nem tenhamos que enviar miúdos para a escola, bastando regredir umas décadas e fazermos o famigerado exame da 4ª classe, poupando assim o Ministério da Educação uns euros. Fica a minha critica aos indivíduos que elaboraram estes testes – Não havia necessidade de se terem esforçado tanto ao elaborar tão intrincada prova !
Acho q para o nível exigido (4º ano) a prova era difícil, sabendo q ao mesmo tempo vale 30% da avaliação final. Em 24 perguntas achei que em 10 delas eram de dificuldade alta. Acho que a maioria dos alunos não terá nota superior a 70%, o que vai implicar a manutenção da nota que tinha, ou mesmo poder descer a nota de matemática no final do ano.
Eu acho que para os que dizem que é fácil ou muito fácil devem ter uma razão, eles podem tirar boa nota e podem ser bons.