JNE – Exames – Verificação das Calculadoras Gráficas

Posted: 13/07/2020 by pr1979 in 11º ano, 12º ano, Calculadoras, Exames, MACS, Matemática A, Matemática B
Tags: , , , , , ,
Calculadoras Gráficas – Verificação
.
Matemática A + Matemática B + MACS

.
Foram hoje divulgados pelo JNE os procedimentos a adotar pelos professores coadjuvantes nas provas de Matemática A (635), Matemática B (735) e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) – calculadoras gráficas Texas Instruments TI nspire CX e Texas Instruments TI nspire CX II-T.

Calculadoras Gráficas Exames 2020 Matemática Secundário TI Nspire CX

“Tal como nos anos transatos, o Júri Nacional de Exames vem informar dos procedimentos a ter em conta para verificação de eventuais instalações ilícitas, nas calculadoras Texas Instruments TI nspire CX e Texas Instruments TI nspire CX II-T, de um sistema operativo que lhe permite funcionar com o sistema de Cálculo Algébrico Simbólico (CAS), cuja utilização em sede de exame nacional não é permitida, implicando a anulação da prova. Por outro lado, pretende‐se também verificar se estes modelos de calculadora possuem instalado o programa Ndless, o qual serve para ampliar, indevidamente, funcionalidades de programação não autorizadas em contexto de avaliação externa.

Mediante uma série de procedimentos simples, os professores coadjuvantes devem, no âmbito das suas funções, apurar se as calculadoras têm efetivamente instalado o sistema operativo ou o programa não autorizados. Deste modo, no sentido de dotar os professores coadjuvantes com a informação necessária para poderem, com segurança, efetuar a verificação referida, e assegurar a maior equidade possível entre todos os alunos, vimos transmitir às escolas as presentes orientações. Nos exames nacionais em que está prevista a utilização de calculadora gráfica, os professores coadjuvantes devem, junto dos alunos que se apresentem a exame com uma calculadora dos modelos em apreço, e antes do início da prova, efetuar as seguintes verificações: (….)

A. Verificação da instalação de sistema operativo não autorizado (CAS):
1. Pressionar a tecla Casa/On
2. Pressionar a tecla 5 (Settings/definições)
3. Pressionar a tecla 4 (Status/Estado da Unidade Portátil)
4. Pressionar a tecla tab 6 vezes até selecionar a palavra ‘About’/”Sobre”
5. Pressionar a tecla Enter
6. Se a palavra ‘CAS’ aparecer neste ecrã, é porque a unidade portátil tem um sistema operativo CAS instalado (ver imagem abaixo).

Calculadoras Gráficas Exames 2020 Matemática Secundário TI Nspire CX.

B. Verificação de instalação/funcionamento do programa Ndless:
1. Pressionar a tecla Home/on
2. Procurar no canto superior esquerdo do ecrã: “Ndless installed!”; indica que a aplicação está instalada e em funcionamento.





.
C. Verificação de presença do programa Ndless:

1. Pressionar a tecla Home/on
2. Selecionar 2: My Documents (ou Meus Documentos)
3. Procurar uma pasta intitulada “ndless”
.Calculadoras Gráficas Exames 2020 Matemática Secundário TI Nspire CX.

D. No caso de ser detetada uma calculadora nestas circunstâncias, esta não poderá ser utilizada no exame, sob pena de anulação da prova;

E. Para esta tarefa, e tendo em conta o tempo disponível para a sua concretização antes do início do exame, deve ser nomeado o número de professores coadjuvantes considerados necessários, de acordo com a dimensão da escola e o número de alunos candidatos a exame, podendo estas verificações serem também efetuadas com a ajuda de outros professores capacitados para o efeito.

Solicita‐se que do teor desta mensagem seja dado conhecimento aos professores coadjuvantes das disciplinas referidas.

O Presidente do Júri Nacional de Exames

Luís Duque de Almeida

13 de julho de 2020″

 

Ver aqui: Comunicação n.º 7 – 13 julho 2020

Fonte: DGE

Relacionado: Ofício – Calculadoras – Exames 2020 (fev2020) 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.