Jogos Matemáticos através dos Tempos

.
A exposição itinerante Jogos Matemáticos através dos Tempos estará patente na Escola Secundária D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão) de 9 a 30 de abril.

Esta exposição, inaugurada em 2008 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa), apresenta ao público algumas réplicas dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem.
.

Exposição itinerante Jogos Matemáticos através dos tempos portalmath Escola Secundária D. Sancho I Famalicão

..
A entrada é gratuita e a exposição é destinada a toda a comunidade educativa.

Para visitas de grupos com 10 ou mais pessoas, por favor, contacte a direção da escola através do email  [email protected]  de forma a agendar a visita.

“Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta exposição. Cada um dos jogos é individualmente explicado, tanto do ponto de vista das regras como no que diz respeito ao contexto histórico e social em que se inserem.
.

Exposição itinerante Jogos Matemáticos através dos tempos portalmath Escola Secundária D. Sancho I Famalicão

.
É uma exposição para todas as idades!

Jogos disponíveis:

(ver resto do artigo no link abaixo).

.
Stomachion (séc. III a.C.)
Pentalfa (séc. IV a.C.)
Ludus Regularis (séc. X)
Rithmomachia (séc. XI)
Ludus Astronomorum (séc. XIII)
Ludus Globi (séc. XV)
Metromachia (séc. XVI)
Ouranomachia (séc. XVI)
Icosiano, duas versões (séc. XIX)
Hex (séc. XX)
.




.
Além destes jogos mais antigos estão também disponíveis, entre outros, os jogos do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM) para os visitantes poderem experimentar.

A exposição possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se.”
.

Exposição itinerante Jogos Matemáticos através dos tempos portalmath Escola Secundária D. Sancho I Famalicão

 

“Além de objetos extremamente atraentes do ponto de vista estético, os jogos cristalizam muito da ciência coeva, nomeadamente, da astronomia e da matemática. Constituem, assim, um excelente ponto de partida para a abordagem de conceitos científicos no seu contexto histórico, contribuindo para a sensibilização da matemática.

São desafios entusiasmantes que os visitantes podem manipular, ao mesmo tempo que aprendem um conjunto de regras, representativo de uma tradição cultural milenar da humanidade, enraizada em ideias de estratégia, antecipação e raciocínio.
.




.
A exposição “Jogos Matemáticos através dos tempos” é da autoria do historiador e divulgador da matemática Jorge Nuno Silva e resulta de uma colaboração entre a Associação Ludus, a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e a LuduScience.”

Mais informações aqui (página oficial da exposição).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.