Aprendizagens Essenciais

“Nas escolas abrangidas pelo projeto de autonomia e flexibilidade curricular (PAFC), são utilizadas as Aprendizagens Essenciais nas turmas dos anos iniciais de ciclo (1.º, 5.º, 7.º anos de escolaridade), de nível de ensino (10.º ano de escolaridade) e de 1.º ano de formação de cursos organizados em ciclos de formação.

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As Aprendizagens Essenciais (AE) são documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (PA).

Para cada ano e área disciplinar/disciplina, as AE elencam os conhecimentos, as capacidades e atitudes a desenvolver por todos os alunos.

AE e outros Documentos Curriculares em vigor

As AE foram construídas a partir dos documentos curriculares existentes (quadro síntese; ensino

básico/ensino secundário), que se mantêm em vigor.

Sendo unanimemente reconhecido que há um problema de extensão dos documentos curriculares, procurou-se identificar, disciplina a disciplina e ano a ano, o conjunto essencial de conteúdos, capacidades e atitudes, com vista à prossecução dos seguintes objetivos:

  • Consolidar aprendizagens de forma efetiva;
  • Desenvolver competências que requerem mais tempo (realização de trabalhos que envolvem pesquisa, análise, debate e reflexão);
  • Permitir efetiva diferenciação pedagógica na sala de aula.

Por conseguinte, não há revogação de documentos em vigor, nem a consequente adoção de novos manuais.

As AE são o Denominador Curricular Comum para todos os alunos, mas não esgotam o que um aluno deve fazer ao longo do ano letivo. Não são os mínimos a atingir para a aprovação de um aluno, são a base comum de referência.

Permitem libertar espaço curricular para que, em cada escola, se possa promover trabalho articulado entre as AE e as outras aprendizagens previstas nos demais documentos curriculares, com aprofundamento de temas, explorações interdisciplinares diversificadas, mobilização de componentes locais do currículo, entre outras opções, no âmbito dos domínios de autonomia curricular.

A aprovação do aluno dependerá sempre das aprendizagens realizadas, decorrentes da articulação entre a base comum de referência e o aprofundamento de outros conteúdos e temas, articulação essa orientada pelas áreas das competências inscritas no PA.

Aprendizagens Essenciais – Matemática

Ensino Básico:  1º Ano  |  5º Ano  |  7º Ano  

Ensino Secundário:  10º Ano – Matemática A  |  Matemática B (brevemente)  |  MACS  


AE e Avaliação Externa das Aprendizagens

A avaliação externa das aprendizagens tem como referencial base as AE. As provas e exames realizados no âmbito da avaliação externa devem ainda contemplar a avaliação da capacidade de mobilização e de integração dos saberes disciplinares, com especial enfoque nas áreas das competências inscritas no PA.

Processo de Construção Curricular: Monitorização das AE

Das escolas que participam no PAFC espera-se que, em conjunto com as equipas de acompanhamento, produzam reflexão e opinião sobre as AE, pilotando a estrutura do documento, avaliando a sua legibilidade e operacionalidade, sugerindo alterações e participando na discussão pública a partir do momento em que as AE fiquem disponíveis para a totalidade dos anos de escolaridade. Este processo de monitorização visa ainda identificar a forma como as AE estão a contribuir para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no PA.”

Documentos de apoio:

Currículo do ensino básico e do ensino secundário – para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no Perfil dos Alunos

Cidadania e Desenvolvimento

AE | 1.º Ciclo do Ensino Básico Geral

AE | 2.º Ciclo do Ensino Básico Geral

AE | 3.º Ciclo do Ensino Básico Geral

AE | Ensino Secundário – Cursos Científico-Humanísticos

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Nota:
as Aprendizagens essenciais estão a ser divulgadas gradualmente para todos os anos inicias de ciclo (1º Ano, 5º Ano, 7º Ano e 10º Ano) e ainda não estão disponíveis para todas as disciplinas).

Fonte: http://dge.mec.pt/Aprendizagens-Essenciais

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Comments
  1. Jorge diz:

    As ditas Aprendizagens Essenciais são MUITO VAGAS. O(S) PROFESSORES, CADA UM DE FORMA INDIVIDUAL (QUANDO MUITO A ABRANGER A ESCOLA ONDE LECIONA(M)) TÊM QUE OPTAR E DEFINIR “ESSAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS” CONCRETAMENTE OU SEJA VAI DE CERTEZA CRIAR MAIS DESIGUALDADES A NÍVEL NACIONAL.
    ENFIM, COM ESTAS diferentes “MUDANÇAS” a nível nacional, CADA VEZ ESTAMOS PIOR(ES) E EM TUDO.

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